Fabricadas com alumínio de alta qualidade, as Ferraduras Zanelatti possuem ótima resistência mecânica, garantindo confiabilidade e segurança ao profissional que irá aplicar a ferradura, e alta resistência a oxidação, conferindo uma proteção extra ao material contra o surgimento de resíduos resultantes da interação do alumínio com o casco. Além disso, o alumínio utilizado em nossas ferraduras possui alta dureza superficial, proporcionando ótima resistência ao desgaste por abrasão (desgaste resultante do atrito com o solo), otimizando a durabilidade da ferradura, o que possibilita a reutilização em determinados casos.
Além disso, o alumínio é o material ideal para ferraduras, sejam elas ortopédicas ou de performance, pois suas características o tornam mais adequado pelos seguintes motivos:
Baixa densidade: A densidade (relação massa/volume) do alumínio é em torno de três vezes menor que a do aço, o que torna muito mais leve. Isso possibilita a produção de ferraduras grandes e espessas, porém leves. Dessa forma, o alumínio favorece uma movimentação mais suave e ágil, favorecendo o animal na prática do esporte.
Alta absorção de impacto: Possui um alto coeficiente de absorção de impacto, tornando-o extremamente superior ao aço nesse quesito, pois todo o impacto do movimento no aço retorna para o aparelho podotroclear do animal, enquanto o alumínio irá absorver uma boa parcela desse impacto. Na prática, o alumínio ajuda a conservar as estruturas podotrocleares, aumentando a longevidade do animal atleta.
Características: A ferradura Western possui um formato mais quadrado ou “esquadrejado” como costumam dizer alguns ferradores, sendo mais adequada para cascos, cujo casqueamento é feito com o formato mais largo com a pinça mais retilínea ou achatada. Possui uma área de contato maior com a região da pinça do que as ferraduras convencionais e um chanfro bem acentuado em todo o contorno da ferradura, promovendo um ótimo rolamento e reduzindo a alavanca de movimento. A barra reta fornece uma área de apoio na região traseira do casco, promovendo uma distribuição de carga mais uniforme na superfície da ferradura.
Efeitos Biomecânicos: O princípio básico da ferradura Western é que, quando aplicada com posicionamento mais recuado em relação à pinça, ou seja, um pouco mais pra trás do que o convencional, a região mais larga funciona como guia para o centro da articulação.
Efeitos Terapêuticos: A função principal desse tipo de ferradura é aliviar o “breakover” (ruptura no limiar do movimento) e liberar a tensão no tendão flexor digital profundo, reduzindo assim o estresse no osso sesaimoide distal. Geralmente, reduz a tensão nas estruturas podotrocleares e nas articulações interfalangeanas.
Indicações: Indicada para patologias do tendão flexor digital profundo e do ligamento acessório distal.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade