Fabricadas com alumínio de alta qualidade, as Ferraduras Zanelatti possuem ótima resistência mecânica, garantindo confiabilidade e segurança ao profissional que irá aplicar a ferradura, e alta resistência a oxidação, conferindo uma proteção extra ao material contra o surgimento de resíduos resultantes da interação do alumínio com o casco. Além disso, o alumínio utilizado em nossas ferraduras possui alta dureza superficial, proporcionando ótima resistência ao desgaste por abrasão (desgaste resultante do atrito com o solo), otimizando a durabilidade da ferradura, o que possibilta a reutilização em determinados casos.
Além disso,o alumínio é o material ideal para ferraduras, sejam elas ortopédicas ou de performance, pois suas características o tornam mais adequado pelos seguintes motivos:
- Baixa densidade: A densidade (relação massa/volume) do alumínio é em torno de três vezes menor que a do aço, o que torna muito mais leve. Isso possibilita a produção de ferraduras grandes e espessas, porém leves. Dessa forma, o alumínio favorece uma movimentação mais suave e ágil, favorevendo o animal na prática do esporte.
- Alta absorção de impacto: Possui um alto coeficiente de absorção de impacto, tornando-o extramamente superior ao aço nesse quesito, pois todo o impacto do movimento no aço retorna para o aparelho podotroclear do animal, enquanto o alumínio irá absorver uma boa parcela desse impacto. Na prática, o alumínio ajuda a conservar as estruturas podotrocleares, aumentando a longevidade do animal atleta.
Linha Advanced: Foi projetada e desenvolvida com características mais adequadas para animais de grande porte, principalmente praticantes da modalidades hípicas. Os diferenciais dessa linha em relação ao padrão tradicional são:
→formato (shape) da ferradura mais adequado ao formato dos cascos de animais de grande porte;
→guarda-cascos (clips) laterais posicionados um pouco mais abaixo de forma que fiquem mais “lateralizados”;
Características: A ferradura Full Rocker possui diferentes secções em suas duas faces (frontal e traseira), sendo plana em contato com o casco e totalmente esférica em contato com o chão. Na face frontal (esférica), o ponto de articulação está localizado no centro da ferradura e promove um auto-ajuste do ângulo palmar, mesmo com o animal na fase de apoio. Essas características proporcionam uma troca mecânica de alta qualidade. Os alívios laterais ajudam a reduzir as alavancas mediais e laterais.
A face plana fornece ampla área de apoio para melhor distribuição de carga e alívio de sola para evitar o contanto da ferradura diretamente com a sola do casco.
Efeitos Terapêuticos:
A secção totalmente esférica reduz significativamente as alavancas tanto na chegada quanto na saída, garantindo uma aterrisagem suave e um break-over efetivo na fase de voo.
Em situações de imobilidade ou quase imobilidade, permite um auto-ajuste do ângulo palmar, favorecendo o animal a encontrar o ponto de equilíbrio mais confortável.
Também proporciona um efeito de automassagem, de modo a melhorar o fluxo sanguíneo e estimular o crescimento do casco.
Indicações:
Por ser uma ferradura com uma biomecânica complexa, é fundamental que a indicação seja feita por um médico veterinário especializado em ortopedia equina. A aplicação dessa ferradura, deve ser feita com acompanhamento das imagens radiográfica utilizadas no diagnóstico. Essa ferradura costuma ser eficaz nos seguintes casos:
- Fase crônica de laminite;
- Casos severos de síndrome do navicular, nos quais se necessita reduzir amplamente as alavancas para o ‘break-over’;
- Animais com sensibilidade e dificuldade de achar o melhor ponto de equilíbrio.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade